Chamada pública para o número 132, ano 24, da Revista Tributária e de Finanças Públicas

Chamada temporariamente suspensa

A Revista de Direito Tributário e de Finanças Públicas, ISSN 1518-2711, com periodicidade bimestral, é um periódico especializado com linha de pesquisa em Direito Tributário e Finanças Públicas, avaliada pelo Qualis de periódico da CAPES – B4.

Notas

1. As opiniões expressas pelos autores em seus artigos não refletem necessariamente a opinião da ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO TRIBUTÁRIO – ABDT, de seus diretores, associados e membros do conselho editorial da revista, bem como dos editores desta. Por terem ampla liberdade de opinião e de crítica, cabe aos colaboradores da Revista de Direito Tributário e de Finanças Públicas a responsabilidade pelas ideias e pelos conceitos emitidos em seus artigos.

2. Serão aceitas apenas colaborações inéditas, tanto em meio impresso como eletrônico. A publicação de um artigo está condicionada à sua adequação às normas editoriais e seu simples recebimento não obriga a sua publicação.

3. A Revista de Direito Tributário e de Finanças Pública funcionará apenas com artigos, entendidos estes como textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, pareceres, resenhas e colaborações assemelhadas.

4. Os autores devem, em declaração própria, manifestarem-se antes da avaliação do artigo pelo sistema do duplo blind review, sobre possíveis conflitos de interesse com editores, Conselho Editorial e avaliadores.

5. A critério do Conselho Editorial, poderão ser convidados autores com pesquisa de reconhecimento acadêmico internacional.

Normas para avaliação às cegas

1. O processo de seleção de artigos envolve avaliação do Conselho Consultivo da ABDT e do Conselho Editorial da Revista.

2. Os artigos serão analisados pelo Conselho Editorial sobre a sua pertinência e avaliados pelo Conselho Consultivo da ABDT por meio do processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação, pelo processo denominado duplo blind review. Os artigos serão enviados para a análise e avaliação sem a identificação de autoria.

3. Os artigos serão avaliados por meio de pareceres que analisarão os seguintes itens: a) o artigo possui introdução, desenvolvimento, considerações finais (sem citações) e referencias; b) adequação à temática do número; c) adequação à linha de pesquisa (Hermenêutica Jurídica); d) desenvolvimento do tema de forma coerente e consistente; e) contribuição do artigo à temática proposta; f) pertinência da bibliografia. São também itens de avaliação facultativos dos pareceristas: a) o artigo se refere à apresentação de resultados de pesquisa envolvendo grupos de pesquisa; b) o artigo faz referencias a números anteriores da Revista Tributária e de Finanças Públicas.

5. O artigo será avaliado como aprovado, aprovado com ressalvas ou reprovado.

6. Artigos aprovados com ressalvas podem ser incluídos na publicação após a inclusão das adequações sugeridas pelos pareceres.

7. Os artigos aprovados serão aproveitados por ordem de recebimento. Aqueles que eventualmente excederem o espaço destinado à publicação serão aproveitados nos volumes subsequentes.

Esclarecimentos da Apresentação do Artigo

Formato: os artigos devem versar sobre a temática da revista (Direito Tributário e Finanças Públicas).

Estrutura básica do artigo: Título; Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Sumário; Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais e Referência das Fontes Citadas (conforme padrão da ABNT).

Título do artigo: deve constar na primeira página; deve ser breve e suficientemente específico e descritivo para representar o conteúdo do texto.

Autores: deve constar o nome de todos os autores por extenso, indicando de cada autor a filiação institucional, curso, programa e linha de pesquisa, atividade profissional e endereço eletrônico.

Resumo: em todos os artigos submetidos deve ser incluído um resumo informativo com o máximo de 200 palavras e espaço entre linhas simples.

Palavras-chave: Destacar três palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Importante: É exigida uma versão do Resumo em inglês (Abstract) e das Palavras-chave (Keywords); opcionalmente, em um outro idioma, como espanhol, italiano, francês ou alemão.

Apêndices: apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

Materiais gráficos: gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e cada gráfico deverá vir no texto e, além disso, cada um deverá ser enviado em arquivo separado. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução.

Quadros: os quadros deverão ser acompanhados de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto. Assinalar, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde os quadros devem ser intercalados.

Referência das Fontes Citadas: a exatidão e adequação das referências a trabalhos, que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo, são da responsabilidade do autor.

Informações procedentes de comunicação pessoal de trabalhos em andamento ou não publicadas não devem ser incluídas na lista de referências, mas indicadas em nota de rodapé.

 

Instruções para os autores

As propostas de artigos para edição deverão ser enviadas para [email protected]. Os trabalhos deverão ser acompanhados dos seguintes dados: nome do autor, sua qualificação acadêmica e profissional, endereço completo, telefone e e-mail.

Os textos para publicação na Revista de Direito Tributário e de Finanças Públicas deverão ser inéditos e para publicação exclusiva. Uma vez publicados nesta revista, também poderão sê-lo em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original.

Os trabalhos deverão ter um mínimo de 15 laudas (cada lauda dever ter 2.100 toques).

Os textos devem ter sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica.

Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos. O autor receberá gratuitamente dois exemplares da revista que contiver a publicação do seu texto.

Eventuais dúvidas poderão ser dirimidas pelo telefone (11) 3255-6877 ou pelo e-mail: [email protected].

 

Cronograma

1. Prazo para submissão de artigos: 21 de novembro de 2016

2. Análise preliminar pela ABDT: 01 de dezembro de 2016

3. Encaminhamento para Membros do Conselho Consultivo: 08 de dezembro de 2016

4. Resposta dos pareceristas: 16 de dezembro de 2016

5. Comunicação aos autores da aprovação para publicação: 16 de dezembro de 2016

6. Lançamento do volume 132 da Revista: Fevereiro de 2017

Deixe um comentário